Qual é a sua idade metabólica e como você pode melhorá-lo?

Você já se perguntou qual é a sua idade metabólica? Você age como se tivesse 60 anos, apesar de ter apenas 40 anos? É hora de descobrir como melhorá-lo.

Idade metabólica representa o estado de saúde que seu corpo tem na realidade. Isso pode diferir consideravelmente da sua idade biológica, portanto eles não serão necessariamente os mesmos.

Às vezes você pode se olhar no espelho e dizer coisas a si mesmo como: “Eu pareço muito mais velho do que sou”. Mas poucas pessoas fazem algo a respeito. Ou talvez você ache que já fez tudo o que podia quando, na realidade, ainda existem estratégias muito simples que você poderia colocar em prática.

Por outro lado, quando você se encontra com seus antigos amigos de escola, às vezes percebe que ele ainda tem o mesmo espírito alegre e parece saudável e brilhante.

Então você pode se perguntar: como é possível que o tempo não afete algumas pessoas? Podemos encontrar todas as respostas em um só lugar: sua idade metabólica.

Como calcular sua idade metabólica?

Geralmente, um profissional de saúde pode calculá-lo durante uma avaliação médica. Recomendamos que você siga as informações de seu médico.

No entanto, você também pode fazer esse cálculo, aproximadamente, se tiver os seguintes dados disponíveis para você:

  • Idade
  • Altura
  • Circunferência da cintura
  • Peso e Índice de Massa Corporal

Depois de ter todos os dados, você pode usar uma calculadora de idade metabólica que está disponível online. Seja cuidadoso! Lembre-se de que os dados desses cálculos são aproximados. Apenas o seu médico pode lhe dar uma certa resposta.

Qual é o seu metabolismo basal?

Seu metabolismo basal é um indicador da energia que seu corpo desperdiça enquanto está em repouso. Está diretamente relacionado às calorias que você deve ingerir para enfrentar esse consumo de energia.

“Nós comemos exatamente da mesma forma, mas ganho peso suficiente para nós dois.” Muitas pessoas costumam fazer esse comentário e não é apenas um sentimento. Isso acontece porque você tem diferentes metabolismos basais.

Há pessoas que digerem os alimentos mais rapidamente do que outras e liberam energia de forma mais eficiente. A razão para isso é porque aqueles que têm maiores Índices de Massa Corporal têm maior esforço de energia, e isso aumenta o seu metabolismo.

Quais fatores influenciam?

  • Idade
  • Hormônios
  • Musculatura
  • Genética familiar
  • Dieta e metabolismo
  • Condições relacionadas à sua tireoide
  • Freqüência que você faz atividades físicas

Todos esses fatores podem influenciar sua idade metabólica, mas não são uma desculpa para impedir que você se aprimore como precisa.

Como o fato de conhecer nossa idade metabólica nos ajuda?

Estar ciente de sua idade metabólica ajuda você a assumir o controle de sua saúde. Você deve procurar que seja igual ou menor que sua idade cronológica. Saiba que em boa forma, seu corpo pode:

  • Melhore sua condição e aspecto físico.
  • Planeje ações futuras para melhorar seu metabolismo.
  • Conheça a quantidade de calorias que você deve consumir todos os dias para ser saudável.
  • Tome as rédeas da sua vida se você quiser ser saudável por um longo tempo.
  • Evite futuras doenças causadas por excesso de gordura ou perda muscular.

Você pode reduzir sua idade metabólica?

A resposta é sim. O primeiro passo é tomar a decisão. Para começar a obter melhorias na saúde do seu corpo, você deve primeiro alterar alguns dos hábitos da sua vida.

A força de vontade será um fator chave nesse empreendimento. O plano para rejuvenescer seu corpo inclui três aspectos-chave que são muito fáceis de melhorar em um curto período de tempo.

Atividade física

Seguir uma rotina diária de exercícios favorece seu metabolismo porque desenvolve sua musculatura e gera um maior gasto de energia.

Exercer pelo menos 30 minutos por dia ajuda a reduzir sua idade metabólica e ter uma aparência saudável.

Além disso, você queima calorias durante um treino. É importante incluir caminhadas, algumas atividades aeróbicas e também exercícios de levantamento de peso.

Dieta balanceada

É importante esquecer alimentos fritos e junk foods. Você tem que encontrar alimentos saudáveis e aumentar o consumo de vegetais, carnes magras, grãos e proteínas.

Ter um horário alimentar diário estabelecido e não pular refeições também é fundamental. Também é recomendável beber bastante água para se manter hidratado e aumentar o seu metabolismo.

Durma bem

Seu corpo precisa de horas suficientes de descanso para funcionar corretamente. Existem algumas medidas que você pode tomar para descansar mais e ter uma melhor qualidade de sono, como:

  1. Tome um banho quente.
  2. Beba um chá quente antes de dormir.
  3. Limpe sua mente através da leitura.
  4. Faça algumas posturas de yoga que ajudem a induzir o relaxamento e, portanto, a dormir.

Se você seguir esses três fatores, começará a notar as alterações rapidamente. Seu corpo começará a se sentir mais jovem e sua saúde melhorará significativamente.

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